quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Os "profissionais" de meia leca

Estou irritada, e este post tem de ser escrito em modo irritada senão não sai na sua essência!
A semana passada, dia 16, foi o Dia Mundial da Alimentação. Estive para partilhar este vídeo feito pela Ordem dos Nutricionistas que achei genial (concreto, incisivo e sugestivo) mas depois deixei-me estar quieta. Por várias razões: 1. Não sei ainda até que ponto quero trazer o conhecimento cientifico como Dietista para o blog, se bem que estou muito inclinada nesse sentido porque acho que uma escrita descontraída não perde a credibilidade quando bem feita; 2. Já tinha escrito sobre o assunto para o Daniela Cravo e Canela (para quem não sabe, o meu programa de rádio em emissão na 101.7 FM) e não me apetecia repetir; 3. Fiquei irritada com a quantidade de palpites que surgem por aí de leigos na área das ciências da nutrição e que se acham uns experts.
Mas hoje, estive a ver o programa Mais Mulher. O assunto era a blogosfera e como é obvio, interessava-me. Foi então que a minha irritação da semana passada sobre a temática "alimentação" voltou! Não, eles não disseram bacorada nenhuma em direto, nada disso... mas mostraram mais uma vez a influência que os blogues estão a ter no quotidiano das pessoas. Os blogues são lideres de mercado, quer de opinião quer de compra, e isso hoje já é uma verdade absoluta e irrefutável! 
Surge então o delicado papel do bloguer que alimenta esse mercado de opinião e compra, e a pomposa expressão "consciência social". Na minha ignorância e pouca experiência blogosférica acho que se alguém é considerado um líder de opinião, quando a dá deve-o fazer duma forma informada e fundamentada.
Por acaso vêem por aí advogados a passar receitas e a fazer cirurgias? Ou médicos a fazer escrituras? E sapateiros a desenhar um projeto para uma casa, já viram? Então porque é que eu tenho de ver esteticistas, estudantes de contabilidade e atrizes e atores e o raio a dizer que as dietas do grupo sanguíneo é que são boas; que a  melhor cena do momento é uma alimentação sem glúten; que se quer perder peso não pode comer hidratos de carbono e tem de optar por uma dieta hiperproteica.. Porque é que eu tenho de ver/ler isto e ficar calada?! Onde está o conhecimento científico destes marmanjos? Se um advogado não pode passar receitas, porque é que uma esteticista pode fazer uma recomendação alimentar?! Que m**da é esta?!
O pessoal acha que só porque teve uma consulta com um nutricionista, leu uns livros e pesquisou umas cenas na net tem todo o conhecimento para andar aí a dizer/escrever aos sete ventos "Faz isto, isto é que é nice!"!
Isto revolta-me as entranhas! Acho ótimo fazer-se uso da publicidade, dos famosos e dos meios de rápida comunicação (como um blog) para potenciar a transmissão de mensagens para a adoção de estilos de vida saudáveis duma forma informada, coerente e sustentada... mas assistir a estas opiniões baratas é cruel! 
O país está cheio de "nutricionistas" e "dietistas" de meia leca e depois vemos por aí pessoas a ir parar ao hospital porque o famoso x ou o blogue y disse para deixarem de comer ou empanturraram-se em fruta, legumes e água! Onde está então a pomposa "consciência social" que deve habitar na consciência e na escrita destes líderes de opinião que são os bloguers? E para que raio vão servir os Dietistas e Nutricionistas a sério, licenciados e membros duma ordem se tod'agente é capaz de opinar sobre alimentação, dietas, perca de peso e etc etc etc?!
Continuo irritada!



Sem comentários:

Enviar um comentário